O futuro promissor do Bordado de Alta Costura

Publicado dia 3 de janeiro de 2019

O bordado surgiu há muito tempo. Diversos relatos na bíblia e em vestes de fósseis mostram referências em bordado. Até mesmo em monumentos da Grécia Antiga, vemos as túnicas das esculturas com detalhes ou forradas em bordado.

Com o passar dos anos, o bordado já esteve no auge da moda diversas vezes e, apesar de alguns declínios, nunca saiu de moda.

Hoje em dia, o fast fashion está em alta. Mas, você sabe do que se trata?

Em português, moda rápida, é um padrão de produção e consumo, no qual os produtos passam por todos os processos (fabricação, consumo e descarte) muito rápido. O consumidor encontra facilidade para comprar este tipo de peça, porém, o fast fashion está gerando diversas polêmicas e controvérsias. Isso acontece porque esse padrão estimula o aumento de consumo e o trabalho excessivo em diversos países. Outro ponto é a procedência dos produtos, já que são produzidos em massa.

Por outro lado, o mercado de bordados de alta costura está se fortalecendo cada vez mais. Em frente ao fast fashion, grandes marcas de luxo estão enriquecendo por suas peças com criações únicas, diversos estilos de bordados e tecidos e acabamento exclusivos.

Porém, muitas casas de bordado e criação estão sentindo falta de mestres artesãos e bordadeiras, já que os jovens , muitas vezes, tem medo de seguir uma profissão “desconhecida“ ou “incomum” e os veteranos estão se aposentando.

A Ecole Lesage, em Paris, é um centro de treinamento que abriga diversos sonhadores que querem fazer sua história no ramo de bordados de alta costura. Fundada em 1992, por François Lesage, a escola estava cansada de ver os especialistas desistindo ou não seguindo em frente com seus sonhos e, desde então, estudantes de diversos cantos do mundo estão na escola. A Ecole Lesage trabalha para grandes marcas de luxo do mundo todo como a Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior.

Muitas empresas estão procurando grandes profissionais que sejam especialistas em modelagem e construção de um manequim. Se você tem esse sonho, siga em frente. O bordado de alta costura promete ser uma grande profissão do futuro!

 

Faça parte do primeiro clube de assinaturas de Bordado em Pedrarias do Brasil!

Acesse o site www.fernandanadal.com.br e entre na aba ‘Clube de Assinaturas’.

Confira as informações sobre o clube, escolha o kit desejado e cadastre-se!

Pronto! Realizando o pagamento mensal, você irá receber kits lindos e completos no conforto de sua casa.

Aprenda técnicas e tendências para personalizar roupas, usar como decoração ou o que você imaginar!